quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Plano de Ação

TÍTULO: TRABALHO E EDUCAÇÃO: UNIDOS EM UMA SÓ AÇÃO



1 - IDENTIFICAÇÃO DO CURSISTA

NOME: Alessandra Fabres Cunha
ÓRGÃO EM QUE TRABALHA: SEDU- SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (Governo do Estado do Espírito Santo)
CARGO: Agente de Suporte Educacional
FUNÇÃO: Secretária Escolar
MUNICÍPIO: Mimoso do Sul-ES
PÓLO: Mimoso do Sul-ES
NOME DA PROFESSORA ON-LINE: Denise Pinto Vasconcelos
           


1 – OBJETIVO DA AÇÃO

            Proporcionar ao grupo de mulheres jovens, sendo elas negras e brancas oportunidades de trabalho digno e ao mesmo tempo com qualificação para que possam ser independentes e valorizadas. Neste segmento priorizar a participação dessas mulheres nas cooperativas de trabalho que serão direcionadas às mesmas para que saiam da margem de discriminação que ocorre em todos os lugares.

2 – JUSTIFICATIVA

            Os obstáculos que os jovens enfrentam hoje, principalmente nos pequenos municípios são diversos. A falta de oportunidade de trabalho, a diferença salarial, a diferença de jornada de trabalho e a pouca responsabilidade creditada nas tarefas são fatores que caracterizam a falta de confiança nesses jovens. Especificamente, as mulheres jovens são também discriminadas neste sentido e com um agravante: serem mulheres. Essa barreira também gera as mesmas desigualdades já referidas em relação aos homens jovens. Observa-se o patamar que essas mulheres estão quando o assunto é concorrência e competitividade.
            As mulheres jovens por serem mais cobradas, pois não podem engravidar ainda, devem ajudar a mãe nos afazeres domésticos, são privadas de se socializarem da mesma forma que os homens acabam deixando de lado seus estudos, a busca por uma profissão e um desenvolvimento contínuo. No município de Mimoso do Sul foi realizada em setembro de 2011, a 1ª Conferência Municipal da Juventude onde se reuniram jovens da cidade e das redondezas para discutir seus expectativas e anseios sobre o futuro. As adolescentes já abordavam justamente essa possível e previsível dupla jornada e consequentemente a perda de oportunidade tanto nos estudos quanto no trabalho. Já os rapazes se consideram um pouco mais seguros quanto à liberdade de se estabilizarem com mais propriedade.
            Diante do exposto na Conferência e através de observações dentro do Município, atenta-se a solucionar essa situação através do oferecimento de cursos preparatórios, técnicos e profissionalizantes direcionados a essas jovens para que consigam se inserir no mercado de trabalho. As faculdades ainda são de acesso restrito e comparadas aos cursos demandam muito tempo e dinheiro. Acredita-se na rapidez, conteúdo e dinâmica desses cursos para que as jovens tenham condições de obterem o retorno rápido de seus estudos e conseguirem renda para poder continuar os estudos para um curso superior.
            O município de Mimoso por ser pequeno, não possui muitas empresas ou indústrias, tornando-se escassos os empregos. Como não se pode transformá-lo em uma fábrica de vagas da noite para o dia nem muito menos trazer grandes e médias organizações de imediato para que comportem o número de pessoas desempregadas, acredita-se no potencial do ensino de qualidade e objetivo para que a população, especificamente as mulheres criem suas próprias oportunidades de trabalho. Esse ponto é importantíssimo para a inclusão, pois quando bem amparadas e capacitadas, as mesmas conseguem se tornar autônomas desenhando seu próprio futuro.
            A escolha do grupo das mulheres jovens é pelo fato de que as mesmas serem consideradas a esperança de apagar o histórico de violência e discriminação. O propósito será prepará-las e orientá-las para que não permitam essas agressões e tenham mais consciência de seus valores. Muitas vezes as mulheres adultas passam por anos de sofrimento até começarem a sua mudança por lutar pelos direitos. O foco centrado nas mulheres jovens direciona e intensifica a forma de se tornar independente e ser mais seletiva evitando que erros aconteçam em suas trajetórias no que diz respeito à violência. Mesmo que ocorram atos ou agressões que as mulheres estejam preparadas para se defenderem e lutarem por seus direitos. Em termos psicológicos, a partir do momento que a mulher tem o direito ao exercício do trabalho através de uma sólida educação, promove-se a auto-estima, auto-realização, avanço na expectativa e dificilmente aceitará ser submissa ou agredida. Outra justificativa é a maneira que essa inserção no sistema produtivo soluciona inúmeros problemas ao contrário da espera por medidas assistenciais que requerem tempo, burocracia e às vezes não resolverem.

3 – DESCRIÇÃO DA AÇÃO
           
            A transição da educação para o mercado de trabalho deve ser bem elaborada. Para que o ensino seja considerado ferramenta importante para preparar as mulheres para o trabalho, devem ser oferecidas competências essenciais ao desenvolvimento dessa futura profissional. Para que seja alcançada a meta, o estudo deve ser direcionado a criar ou saciar a necessidade. O reforço nos laços entre educação e mercado de trabalho juntamente com suas exigências deve ser subsidiado pelas instituições de ensino e governo. Para que todo esse esforço tenha resultados, a criação de um instrumento que possa dar apoio às mulheres já qualificadas é praticamente obrigatória. As políticas públicas devem estabelecer critérios para que possa ser implantado o conceito de empreendedorismo dentre as jovens.
            A ação tem por base a oferta de cursos profissionalizantes com o intuito de promover a inclusão das jovens mulheres como trabalhadoras na sociedade. No início a parceria com a Prefeitura e Estado é essencial, pois recursos são necessários. A primeira proposta é a oferta de um curso de Corte e Costura onde as mulheres seriam beneficiadas. Depois do término do curso, a idéia é que seja formada uma cooperativa entre as alunas concludentes, que ao estarem devidamente capacitadas consigam colocar em prática o aprendizado convertendo-o em renda. A escolha pelo curso é interessante pois essas mulheres podem trabalhar até em casa.
            Mimoso do Sul está entre as cidades que poderão receber novas escolas com cursos técnicos e voltados à tecnologia, segundo o Governo. Um detalhe importante é que de acordo com dados, os cursos serão voltados para a área de construção civil, elétrica e mecânica. Observa-se um pequeno direcionamento ao público masculino. Como ficará a maioria das mulheres jovens diante deste cenário? Mais uma vez excluídas. Aproveitando essa possibilidade, indica-se a oferta de outros cursos caracterizados como mais adequados às mulheres. A volta dos cursos técnicos às escolas estaduais, demonstra a necessidade de uma inserção rápida de centenas de jovens que nem sempre podem continuar seus estudos em uma universidade.
           
           
4 – CRONOGRAMA:
Para Planejamento: Seis meses
Para Execução: Um ano

5 – POPULAÇÃO BENEFICIADA

            A ação é adequada a todos da população municipal, porém é direcionada às mulheres jovens por constituírem um grupo ao qual o mercado de trabalho ainda abre as portas com hesitação. As mulheres jovens também fazem parte de uma população onde é viável o investimento em educação e orientação para que as mesmas sejam frutos de vidas e relacionamentos saudáveis.


Postado por: Alessandra Fabres Cunha

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